Histórico

A escola foi denominada como EE Abeilard Pereira em 16/05/1911 homenageando o ilustre representante político desta cidade, Dr. Abeilard Rodrigues Pereira, sendo governador do estado o Exmo Sr. Júlio Bueno Brandão e secretário do interior o Exmo Sr. Delfim Moreira da Costa.

Ela foi instalada com quatro classes em 16/08/1911. Funcionou provisoriamente três anos em um prédio adaptado. Em janeiro de 1914 foi inaugurado o atual prédio. Este foi reconstruído em 1969.Em 1976 foi autorizada a extensão de séries de 5ª a 8ª.
O terreno do prédio foi doado pela Sra. Galdina Gonçalves de Almeida e seus filhos. Ela foi a primeira serviçal da escola.O senhor Augusto Rodrigues Teixeira Valle foi o 1º diretor e os primeiros professores foram a Sra. Anna Eugênia Pereira da Trindade, o Senhor Abel Ribeiro de Rezende e a Sra. Angelina Medrado de Resende.

Em 28/02/1998 a escola foi municipalizada e em 23/01/2001 foi estadualizada novamente, priorizando também alunos do Ensino Médio.

A Escola Estadual Abeilard Pereira, localizada no município de Lagoa Dourada (MG), completa em 2011, 100 anos de história. Fundada em agosto de 1911, ao longo de sua trajetória, sempre foi considerada ícone de ensino na região. Vários ex-alunos tornaram-se pessoas de destaque na sociedade pelo trabalho que realizam, com grande capacidade e competência.

Em 2007 assume a direção,através de concurso público e eleição da comunidade escolar , a professora Maria Cecília Guimarães dos Santos, com firmes objetivos e prioridades pedagógicas. A atual administração tem como vice-diretoras Raquel Maria de Oliveira Barreto e Sueli das Graças Fonseca, contando com uma equipe pedagógica de duas supervisoras Fernanda Dutra de Coimbra (Ensino Médio),Maria Anleti de Resende Costa (Ensino Fundamental) e 32 professores habilitados, comprometidos com uma escola de qualidade.

Atende atualmente cerca de 650 alunos. Possui uma turma no Projeto Escola de Tempo Integral, três turmas no Projeto Aprofundamento de Estudos e 5 professores que ministram cursos do FIT (Formação Inicial para o Trabalho), propiciando assim, condições favoráveis para que se efetive, com tranquilidade, o processo educativo, desenvolvendo na escola o sentido de pertencimento, tornando -a instituição reconhecida pela comunidade como patrimônio capaz de cumprir a sua função social.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Semana Santa 2013



Arte e Fé
As principais ruas do centro da cidade de Lagoa Dourada ganharam neste domingo(31), uma decoração especial:  os tradicionais tapetes. Confeccionados em serragem, pelos alunos da E.E. Abeilard Pereira, para a passagem da procissão do Cristo ressuscitado, eles encheram os olhos dos fiéis e visitantes que circulavam pela cidade. Nem mesmo a chuva que ameaçava cair, a qualquer momento, tirou o ânimo dos alunos, que, em grande número, compareceram e se esforçaram para fazer o melhor.
            Com recursos financeiros dos próprios alunos e com o apoio da Secretaria de Cultura, de Lagoa Dourada, foi adquirido o material necessário para a realização do trabalho, que teve  todo o suporte da direção, funcionários e professores da escola.


        


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem: